IDEB

O instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação básica brasileira é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este instrumento foi criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas em Educação “Anísio Teixeira” (INEP) em 2007 e representa a iniciativa de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Para efeitos de diagnóstico, serão apresentados os dados produzidos pelo IDEB para o município de Avaré, com comparações aos índices estadual e federal.

 

Tabela IDEB

 

Comparando-se os dados dos IDEBs observados no Brasil, no Estado de São Paulo e para a rede municipal de ensino de Avaré, temos a seguinte configuração:

Tabela IDEB 2

 

Observando o índice do IDEB dos sete municípios que compõem a Mesorregião de Bauru – Microrregião de Avaré (de acordo com a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), temos a seguinte tabela:

Tabela IDEB 3

 

 

Tabela IDEB 4

 

Elaboração: S.M.E. Avaré, 2014,

Também traçamos uma comparação entre municípios do Estado de São Paulo de porte similar ao de Avaré. Para isso, foi consultado a Sinopse do Censo Populacional 2010 do IBGE e foram selecionados municípios entre 80.000 a 86.000 habitantes. Os municípios que se enquadram na faixa populacional, onde se enquadra Avaré (IBGE, 2010) são: Caieiras, Mogi Mirim, Caçapava, Votuporanga, São João da Boa Vista, Lorena, Paulínia e Mairiporã.

Tabela IDEB 5

Tabela IDEB 6