A SME EM CONSONÂNCIA COM A BNCC
No mês de agosto a Secretaria Municipal da Educação, com sua Equipe Técnica Pedagógica, proporcionou aos profissionais da Educação (Diretores; PEB I – Educação Infantil e Ensino Fundamental; PEB II – Arte, Educação Física, Inglês, Educação Especial; ADIs) uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essas discussões foram realizadas durante três semanas, no mês de agosto, nos horários de HTPC.
A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.
Nos encontros foram apresentados as 10 Competências Gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidas pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência.
A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes de ensino e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam.
A SME trouxe para as discussões os seguintes assuntos que a BNCC contempla:
-
Dez competências gerais que os alunos devem desenvolver durante todas as etapas da Educação Básica e que norteiam as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento;
-
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se);
-
Cinco campos de experiências na Educação Infantil, nos quais as interações e brincadeiras constituem os eixos estruturantes da prática pedagógicas (O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
-
Competências específicas de cada área do conhecimento e componente curriculares do Ensino Fundamental, as quais estão relacionadas às competências gerais;
-
Conhecimentos e habilidades que todos os alunos devem desenvolver no Ensino Fundamental organizados ano a ano e por componentes. Essas habilidades também se relacionam com as competências gerais.
A partir dessas discussões fica o desafio da Rede Municipal de Ensino: elaborar o currículo da rede municipal a partir das diretrizes da BNCC; Formar professores e gestores escolares para trabalhar o conteúdo da BNCC em sala de aula (planejamentos, avaliações internas, etc.); Adequar, materiais didáticos; Repensar as avaliações municipais.
É um momento histórico para a Educação Brasileira, pois a BNCC é uma política de Estado – e não de governo – construída de forma democrática e colaborativa.